Confira entrevista com o candidato da chapa 1 à OAB Guarulhos
Tesoureiro da OAB-Guarulhos (Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Guarulhos), o advogado Abner Vidal é o candidato da situação para comandar a entidade e conta com o apoio do atual presidente da entidade, Eduardo Ferrari.
Casado com Camila Vidal e pai de Luiza, de cinco anos, Abner encabeça a Chapa 1 “OAB + Evolução”. No caso da Seccional paulista, ele apoia Patrícia Vanzolini
Abner quer uma gestão com maior descentralização da entidade, o que possibilitaria melhor atuação nos bairros. O candidato defende a implementação de ferramentas tecnológicas para aprimorar as condições de trabalho dos advogados, além da defesa das prerrogativas profissionais. Ele pretende também rediscutir a anuidade da entidade.
O GRU Diário publica nesta semana entrevistas com os candidatos à OAB Guarulhos, com os mesmos questionamentos. Além de Vidal hoje, a conversa com Edson Belo saiu ontem (22). Amanhã serão publicadas as respostas de Alexandre Parra. A eleição ocorre nesta quinta-feira (25), das 9h às 17h, na UNG Centro.
Confira a entrevista:
Qual é o principal desafio para a OAB-Guarulhos?
Abner Vidal – A OAB tem que ser mais combustível e menos freio. Guarulhos é uma das maiores cidades do Estado e do Brasil. A OAB Guarulhos, além de ser uma das maiores da Grande São Paulo, tem grande relevância no plano nacional. A OAB precisa estar onde os advogados estão, sempre pautada em ações para promover a descentralização da entidade, maior atuação nos bairros, pluralidade e representatividade. Precisamos investir em ferramentas tecnológicas para contribuir com o aperfeiçoamento da advocacia guarulhense. Nosso maior desafio é conectar a OAB ainda mais com a advocacia, garantindo que a entidade seja o fio condutor para que o advogado tenha melhores condições de trabalho, honorários e respeito.
Há décadas se discute a importância de uma sede própria para a entidade. O que fazer para fazer essa proposta sair do papel?
Abner Vidal – Não há dúvidas que a OAB Guarulhos necessita de uma sede melhor, mais acessível, confortável e que atenda a grandeza da advocacia guarulhense, afinal somos mais de 6,6 mil advogados inscritos. Mas, temos que ter em mente que a sede da OAB precisa estar próxima do sistema de Justiça da cidade, ou seja, dos fóruns. Penso que para concretizar este antigo sonho precisamos de uma mobilização da advocacia e um diálogo honesto, inteligente e franco com a OAB São Paulo. A OAB de Guarulhos é gigante e não pode, e nem deve, pedir favor. Precisamos colocar na mesa o tamanho da nossa advocacia e empreender os esforços necessários para debater essa questão.
A pandemia trouxe muitas dificuldades para várias categorias, inclusive a advocacia. Como dar suporte aos profissionais com dificuldade financeira?
Abner Vidal – A pandemia, infelizmente, afetou todos os setores da economia e a advocacia sofreu com essa fase sombria da nossa história. Precisamos promover ações concretas para valorizar a advocacia de Guarulhos, do autônomo ao grande escritório. A OAB precisa se conectar com o novo mercado e as novas tecnologias, sendo verdadeiro fio condutor para que possamos apresentar à advocacia novos meios de prospecção, ferramentas e formas de crescimento. É preciso ter visão de futuro, investir em qualificação e em melhores condições de trabalho para a advocacia. O advogado, em nossa gestão, terá melhorias em sua carreira, com visão empreendedora e sem deixar de lado a boa técnica e a cultura jurídica.
Como a OAB deve atuar na defesa das prerrogativas advocatícias?
Abner Vidal – A Comissão de Prerrogativas de Guarulhos é referência para o Estado. A OAB deve atuar com inteligência e de forma assertiva utilizando a tecnologia para medir, mapear e atuar de forma intransigente contra os desrespeitos às prerrogativas. Implantaremos a OAB MEDE, que é justamente utilizar a jurimetria para esse tipo de mapeamento. Além disso, temos que representar autoridades em seus respectivos órgãos de classe, inclusive o CNJ, se necessário. Vamos formar novas lideranças e qualificar a advocacia com a implementação do Curso Permanente de Prerrogativas, além de fazer gestão nas Faculdades e Universidades para a criação de cursos de extensão de prerrogativas.
Historicamente, a OAB se destaca por atuar em causas em prol da sociedade. Quais assuntos devem ser prioridades, neste aspecto, em sua gestão?
Abner Vidal – A OAB é a voz constitucional dos cidadãos, sendo uma das instituições mais respeitadas do nosso país, e assim, continuará. A OAB dever ser absolutamente independente e apartidária. Não se presta à oposição ou situação de qualquer sistema político, seja ele governamental, judicial ou outro. Deve agir de forma isenta, com absoluta autonomia e dentro da legalidade. Deve também cobrar políticas públicas que direcione ao bem-estar social, engajamento e promoção na luta antirracista, combate à violência doméstica, igualdade de gênero, tráfico de pessoas, entre outros exemplos de defesa de direitos humanos que devem ser discutidos no âmbito da OAB.
De que forma encara a discussão sobre a redução da anuidade da entidade?
Abner Vidal – A competência para decidir sobre a redução de anuidade é da OAB da Seccional São Paulo, mas Guarulhos – sendo uma das maiores subseções do Estado – deve sim debater e influenciar na discussão do tema. Precisamos de uma gestão eficiente com vistas a discutir a questão da anuidade de forma que caiba no bolso de todo e qualquer profissional do Direito. Uma forma de reduzir a anuidade é pensar em uma gestão eficiente de recursos, cortar despesas desnecessárias e investir em equipamentos de qualidade para a advocacia, o que temos feito há anos em nossa subseção.
O que os guarulhenses podem esperar da OAB, nos próximos três anos, caso seja eleito?
Abner Vidal – Muito trabalho, diálogo e respeito, além de fortalecimento das prerrogativas. Vamos continuar trabalhando para melhorar o mercado de trabalho e carreira da advocacia guarulhense. Em nossas propostas destacamos os seguintes projetos: prerrogativas na palma da mão – app; incubadora de escritórios; OAB MEDE Jurimetria; programa de apoio tecnológico à advocacia – suporte para PJE, E-SAJ, PDF e gêneros – e capacitação da advocacia sênior; capacitação de profissionais para escritórios de advocacia – recepcionistas, secretárias e gêneros – e dos estagiários de Direito; oficinas abordando formas de gestão de escritórios – precificação, marketing, finanças, prospecção e formatos de negócio.
Descontos salariais por danos causados pelo empregado: Entenda a Legislação Frequentemente, surgem dúvidas sobre a legalidade dos descontos salariais por danos causados pelo empregado durante o exercício de suas funções. A legislação trabalhista,...
Leia MaisAtenção Empresas: Prazo Final para Envio de Informações sobre Igualdade Salarial se Aproxima Com o prazo final estabelecido para 29 de fevereiro de 2024, empresas com mais de 100 funcionários devem cumprir com...
Leia MaisSTF valida decreto que permite demissão sem justa causa Depois de mais de 25 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a votação que autoriza demissões sem justa causa no Brasil. A maioria...
Leia MaisDescontos salariais por danos causados pelo empregado: Entenda a Legislação Frequentemente, surgem dúvidas sobre a legalidade dos descontos salariais por danos causados pelo empregado durante o exercício de suas funções. A legislação trabalhista,...
Leia MaisAtenção Empresas: Prazo Final para Envio de Informações sobre Igualdade Salarial se Aproxima Com o prazo final estabelecido para 29 de fevereiro de 2024, empresas com mais de 100 funcionários devem cumprir com...
Leia MaisSTF valida decreto que permite demissão sem justa causa Depois de mais de 25 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a votação que autoriza demissões sem justa causa no Brasil. A maioria...
Leia Mais