Advogados guarulhenses debatem eleição, prerrogativa e representatividade na advocacia

O encontro, que foi realizado na FIG-Unimesp, reuniu o vice-presidente da OAB nacional, Luiz Viana, e o pré-candidato de São Paulo, Leonardo Sica

A eleição para escolher os novos presidentes da OAB de São Paulo e de Guarulhos está marcada para o dia 25 de novembro. Oficialmente, a campanha começa em outubro, mas na última quinta-feira (9 de setembro) mais de 130 advogados guarulhenses estiveram reunidos para discutir eleição, prerrogativa e representatividade na advocacia.

O evento, que foi realizado na Faculdade Integradas de Guarulhos (FIG-Unimesp), reuniu várias personalidades do mundo jurídico, como o vice-presidente da OAB nacional, Luiz Viana Queiroz. Em seu discurso, ele defendeu eleições diretas para o Conselho Federal. “O voto direto não é garantia que a escolha seja melhor, mas dá legitimidade e reforça a democracia numa instituição que luta por transparência”, ressaltou.

Este também foi o tom do discurso do criminalista Alberto Zacharias Toron. “É preciso discutir eleição direta, voto proporcional e maioria qualificada (50% mais um). Ainda não dá para a eleição deste ano (gestão 2022-2024), mas precisamos debater o assunto já para o outro triênio (2025-2028)”, observou Toron, que já foi candidato à presidência da OAB de São Paulo em 2012.

União

Por outro lado, o pré-candidato à presidência da OAB de São Paulo, Leonardo Sica, defendeu a necessidade de união e de propostas que estejam de acordo com o que a advocacia almeja. Sica foi presidente da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP), no período de 2015-2016, e atualmente é presidente do Movimento 133, que foi criado em homenagem ao artigo 133, da Constituição Federal, que garantiu a inviolabilidade do advogado.

“Temos de lutar para que a OAB tenha um trabalho mais atuante em favor da classe advocatícia, principalmente, aqueles que prestam serviços na Assistência Judiciária. A voz da advocacia é também a voz do cidadão”. A advogada Patricia Vanzolini ressaltou a importância da mulher nos cargos de comando da entidade.

Já o advogado Abner Vidal, tesoureiro da OAB de Guarulhos e pré-candidato à presidência da OAB de Guarulhos (57ª Subseção), destacou o protagonismo da advocacia guarulhense no cenário paulista e nacional. “A OAB tem de estar onde o advogado está. É preciso investir na descentralização e em iniciativas como a do Pólo Bonsucesso e Escolinha da Advocacia”.

Guarulhos é hoje a maior subseção da Grande São Paulo, com 6.500 advogados. A OAB de São Paulo é a maior seccional do país com 254 subseções e representa em torno de 450 mil advogados, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas.

Participaram do evento: Eduardo Ferrari (atual presidente da OAB de Guarulhos), Ivany Tavares (vice-presidente da OAB de Guarulhos), os advogados Alexandre de Sá Domingues, Vianei Principato, Ana Paula Menezes, Rodrigo Prates, Regina Pegoraro.

Leia Também

Descontos salariais por danos causados pelo empregado: Entenda a Legislação

Descontos salariais por danos causados pelo empregado: Entenda a Legislação Frequentemente, surgem dúvidas sobre a legalidade dos descontos salariais por danos causados pelo empregado durante o exercício de suas funções. A legislação trabalhista,...

Leia Mais

Atenção Empresas: Prazo Final para Envio de Informações sobre Igualdade Salarial se Aproxima

Atenção Empresas: Prazo Final para Envio de Informações sobre Igualdade Salarial se Aproxima Com o prazo final estabelecido para 29 de fevereiro de 2024, empresas com mais de 100 funcionários devem cumprir com...

Leia Mais

STF valida decreto que permite demissão sem justa causa

STF valida decreto que permite demissão sem justa causa Depois de mais de 25 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a votação que autoriza demissões sem justa causa no Brasil. A maioria...

Leia Mais
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?