Leonardo Sica faz debate em Guarulhos com vice-presidente da OAB, Luiz Viana

O vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Viana Queiroz, participa nesta quinta-feira (9 de setembro) ao lado do advogado Leonardo Sica de debate especial com a advocacia guarulhense sobre eleições, prerrogativa e representatividade na advocacia. O evento será realizado na Faculdade Integradas de Guarulhos (FIG-Unimesp), a partir das 19h, e deve reunir mais de 400 advogados.

Leonardo Sica é pré-candidato à presidência da OAB de São Paulo. Os dois vão debater junto com os advogados Alexandre de Sá Domingues, Abner Vidal e Eduardo Ferrari (atual presidente da OAB Guarulhos (57ª Subseção), Alberto Zacharias Toron, Patricia Vanzolini e Vianei Principato os rumos e uma maior participação da advocacia na sociedade.

Vale lembrar que Leonardo Sica foi presidente da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP), no período de 2015-2016, e atualmente é presidente do Movimento 133, que foi criado em homenagem ao artigo 133, da Constituição Federal, que garantiu a inviolabilidade do advogado.

Com apoio de lideranças jurídicas guarulhense, Sica cumprirá também uma agenda na cidade para falar sobre o combate à reeleição, o abandono institucional da classe, combate à corrupção e voto digital. “Precisamos ter um trabalho mais firme e atuante em favor da classe advocatícia, principalmente, aqueles que prestam serviços na Assistência Judiciária”, defende.

Segundo Abner Vidal, tesoureiro da OAB de Guarulhos, o objetivo do evento é mostrar a força da advocacia guarulhense no cenário paulista e nacional. Guarulhos é a maior subseção da Grande São Paulo, com 6.500 advogados. A OAB de São Paulo é a maior seccional do país com 254 subseções e representa em torno de 450 mil advogados, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas.

“A OAB tem de estar onde o advogado está e, para isso, o profissional tem o direito de participar diretamente do processo eleitoral de sua entidade representativa nacionalmente”.

Grande defensor de eleição direta para o Conselho Federal da OAB, Viana ressalta que a “entidade não pode ter dono, nem pode ter partido”. Para ele, a OAB precisa resgatar e redefinir rumos. “Precisamos manter a OAB no campo dos compromissos institucionais e na defesa da advocacia. É necessário que a entidade se aproxime dos profissionais que estão na base da advocacia”, observa.

Leia Também

Descontos salariais por danos causados pelo empregado: Entenda a Legislação

Descontos salariais por danos causados pelo empregado: Entenda a Legislação Frequentemente, surgem dúvidas sobre a legalidade dos descontos salariais por danos causados pelo empregado durante o exercício de suas funções. A legislação trabalhista,...

Leia Mais

Atenção Empresas: Prazo Final para Envio de Informações sobre Igualdade Salarial se Aproxima

Atenção Empresas: Prazo Final para Envio de Informações sobre Igualdade Salarial se Aproxima Com o prazo final estabelecido para 29 de fevereiro de 2024, empresas com mais de 100 funcionários devem cumprir com...

Leia Mais

STF valida decreto que permite demissão sem justa causa

STF valida decreto que permite demissão sem justa causa Depois de mais de 25 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a votação que autoriza demissões sem justa causa no Brasil. A maioria...

Leia Mais
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?