Situação vence eleição na OAB Guarulhos: Abner Vidal será o novo presidente

Em acirrada disputa, com forte esquema de boca de urna, três chapas disputaram a eleição para a 57a. Subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, em Guarulhos.

A eleição ocorreu na unidade da UNG da rua Nilo Peçanha, com grande movimento durante todo o dia. Realizada com urnas eletrônicas em 17 seções eleitorais, assim que concluída a votação foi possível conhecer o resultado.

O candidato da Chapa 1, Abner Vidal, que representa a continuidade da atual gestão, de Eduardo Ferrari, saiu-se vencedora com larga margem de diferença. Obteve 1.572 votos, frente a 1.080 votos de Alexandre Parra, da Chapa 3, e aos 670 votos obtidos por Edson Belo Pereira da Silva, da Chapa 2. Partidários de Parra, que acreditavam que ele tinha reais chances de vencer a disputa, apontavam já durante a eleição que a administração municipal teria jogado pesado em favor de Abner, colocando inúmeros advogados ligados à Prefeitura para fazer campanha para a Chapa 1 durante todo o dia.

Não se sabe, todavia, se a presença de cabos eleitorais nas proximidades do local de votação teria tanta influência. Afinal, diferentemente do que ocorre nas eleições gerais, nas quais a grande massa de eleitores tem mínima formação escolar e poucas condições de discernir, o mesmo não deve – ou pelo menos não deveria – ocorrer em uma categoria profissional que requer formação superior e conhecimento de leis. O argumento é que advogados que não acompanham mais de perto o comportamento da OAB local seriam mais facilmente influenciáveis.

Abner Vidal é o atual diretor tesoureiro da entidade. Para a oposição, a gestão de Eduardo Ferrari é muito alinhada à gestão do prefeito Guti, o que seria motivado pela proximidade dos componentes da Diretoria com o secretário jurídico, Airton Trevisan.

Para apoiadores da situação, entretanto, o que prevaleceu foi que o trabalho desenvolvido agradou à maioria dos advogados da cidade, que, por isso, preferiram apostar na continuidade do grupo que vem comandando a Subseção.

Em nota oficial, Alexandre Parra agradeceu os 1.008 votos recebidos pela chapa 3 – “Renovar é a Ordem” e reconheceu a escolha legítima da classe, parabenizando o colega Abner Vidal, que estará à frente da entidade de 2022 a 2024. “Manifesto todo o meu apreço por cada um de vocês que acredita em nossas bandeiras e propostas. Reforço que o grupo ‘Renovar é a Ordem’ está aberto ao diálogo para que as melhorias sugeridas sejam implantadas, pois o intuito dos estudos e trabalhos realizados ao longo de todo o ano têm único sentido: a credibilidade da classe”, afirmou.

Leia Também

Descontos salariais por danos causados pelo empregado: Entenda a Legislação

Descontos salariais por danos causados pelo empregado: Entenda a Legislação Frequentemente, surgem dúvidas sobre a legalidade dos descontos salariais por danos causados pelo empregado durante o exercício de suas funções. A legislação trabalhista,...

Leia Mais

Atenção Empresas: Prazo Final para Envio de Informações sobre Igualdade Salarial se Aproxima

Atenção Empresas: Prazo Final para Envio de Informações sobre Igualdade Salarial se Aproxima Com o prazo final estabelecido para 29 de fevereiro de 2024, empresas com mais de 100 funcionários devem cumprir com...

Leia Mais

STF valida decreto que permite demissão sem justa causa

STF valida decreto que permite demissão sem justa causa Depois de mais de 25 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a votação que autoriza demissões sem justa causa no Brasil. A maioria...

Leia Mais
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?